quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Que é a Verdade?


 A tua palavra é a verdade, desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” (Salmos 119:160)

Diante de perguntas mais profundas sobre a existência do gênero humano - e de todo o universo com o sofrimento, dor, alegria, paz, enfim, a vida de modo mais intrínseco - surgem várias explicações e filosofias a respeito do mundo que nos cerca. Porém as respostas e explicações nunca são unânimes entre as correntes e movimentos que propõem satisfazer as dúvidas e anseios gerais da humanidade. A certeza passa a residir, então, num ponto inatingível e a verdade passa a depender de quem e como é enxergado o que mal entendemos.
Muitas coisas podem ser relativizadas e não perderem seu valor, ou então ganharem um novo significado. Na física aprendemos que a velocidade e a perspectiva dependem do observador, o tempo também é relativo a depender da velocidade. Porém com a verdade acontece algo totalmente diferente, a verdade não é relativa a determinado grupo de observadores, ao tempo, nem mesmo à profundidade do conhecimento de uma época. Como exemplo, você sabia que numa multidão algumas pessoas enxergam a mesma cor sob uma tonalidade diferente? A cor vermelha a depender da intensidade de luz e até de quem está enxergando será diferente para duas pessoas e inexistente para um daltônico. Então a visão que se tem da realidade passa a ser aceita como correta até que se descubra que uma doença congênita atinge um determinado grupo de pessoas impossibilitando, assim, a distinção entre cores. Para essas pessoas aquele modo de ver passa a ser a “verdade” delas enquanto que para os demais também restem uma “outra verdade” que é o modo de ver dos que não possuem nenhum tipo de mal que os impossibilite de enxergar e dentro desse eio ainda existem variações.
A bíblia é bastante clara ao afirmar que existe uma realidade universal, e não importa se somos negros, brancos, japoneses, brasileiros, humanos ou anjos, essa realidade é igual para todos. A essa realidade a bíblia chama de Verdade.
A Bíblia diz que Jesus é a ressurreição a verdade e a vida, e que a morte dEle deixa clara a certeza bíblica de que há uma luta entre forças do bem e do mal e que estamos caídos de tal maneira que não conseguimos enxergar isso. E outra, as escrituras afirmam que o mal não existirá mais por muito tempo e Deus quer que nós aceitemos a vida (a vida que Deus tem a oferecer é a verdade, pois Ele também é a verdade) para não deixarmos de participar de um mundo de perfeição que a humanidade não conhece por termos passado tempo demais afastados de Deus (da verdade). Podemos relativizar inúmeras coisas, outras não, e uma das coisas que não cede espaço para meio termo é a verdade, não existe uma para mim outra para você, não existe uma para quem viveu há quatro mil anos e outra para quem nascerá daqui há dez mil anos. A verdade não muda, pois não é um fenômeno, é uma pessoa e tudo o que Ela faz. A verdade é Deus. Ele tem tentado explicar isso para você por toda sua vida: não existe nada fora dEle e brevemente o mal será lançado por terra e deixará de existir. “procure descobrir por você mesmo como Deus é bom.” (Salmos 34: 8)
A verdade é aquilo que você foi criado para ser e fazer, e nós fomos criados para sermos filhos de Deus e servir. (em outro post explicarei como o conceito de servidão humana distorce o conceito de servidão divina tornando cada indivíduo mais e mais voltado para si achando que “quem vive para servir não serve para viver”).  Pense um pouco mais a respeito da existência de Deus, pense também o que você poderá ser num mundo de vida eterna e perfeito. É apenas uma questão de escolha. Sempre será.
“Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem.” (II Samuel 7: 28)

Que você tenha sabedoria para discernir e forças para optar por Ele e segui-Lo!


  • As citações bíblicas deste post são do Mundo bíblico - Bíblia Digital - "The Word" (Software), e da Nova Versão Internacional.

10 comentários:

Fábio Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauricio Trindade disse...

É legal ver alguem jovem pregando a palavra de Deus dessa forma.

Anônimo disse...

Muito bom!

Seguindo, segue o meu também!


Unificação 3

Arte, Cultura e Religião.

http://unificacao3.blogspot.com/search/label/Filtro%20Dos%20Sonhos

Henrique Lucas disse...

Bom sou ateu então o post é interessante pelo um lado, pois respeito muito quem tem fé em "algo", mais pelo outro lado não sou respeitado por minha decição.

Sem Rastros

Cultura literária

www.semrastros.blogspot.com

Artur disse...

Ahh, sou ateu e não acredito veemente que a verdade que fomos criados para servir. Mas sei lá, isso é uma opinião minha :)

diogo disse...

não possui uma religião, mas gosto de estuda-la e conhecer os misterios e tradições de cada uma, logo, me interessei pelo seu post

Fábio Alves disse...

O Caminho é um só, mas muitos insistem em tomar atalhos.

Willian Taylor disse...

boa iniciativa man!

Unknown disse...

DESCULPA NÃO É A MINHA RELIGIÃO NÃO FAZREI COMENTARIOS DESCULPE MESMO

Mauricio Trindade disse...

Para aquele que tem fé a Bíblia é maior fonte da verdade e da salvação.