"Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta" Mateus 6:25,26
A Bíblia nos ensina que existem coisas que estão além do nosso alcançe. Como a falta de certeza sobre o fim de nossos esforços, por exemplo. Por mais que nos dediquemos a algo, um evento qualquer, como um escorregão na calçada ou uma guerra global, podem fazer evaporar tudo o que juntamos e construímos. Por isso Cristo exorta para que foquemos numa coisa essencial enquanto mantemos a conciência repousada no que o Pai faz por nós.
Essa coisa essencial, é a busca pelo Reino do Criador. O moldar nosso caráter de acordo com esse Reino enquanto estamos vivendo e batalhando. Em Mateus 6, um pedaço do famoso Sermão da Montanha, o Salvador não está nos dizendo para viver uma existência na inatividade, esperando as coisas caírem em nossas mãos, mas está nos lembrando que devemos dar importância ao que levaremos daqui quando tudo passar.
Muitas vezes podemos pensar que o passo que damos na aceitação desse Reino, nos impede de alcançar e conquistar para a nossa subsistência e evolução pessoal. Cristo ensina que, quando buscamos o Seu Reino, devemos confiar, pela fé, que nada que nos direcione a esse caminho irá faltar. Isso moldará nosso caráter de maneira que, quando obtivermos o alimento, o vestuário, a saúde, o emprego, etc. essas coisas não nos servirão de tropeço nos fazendo focar no agora, no engrandecimento próprio e nos tirando os olhos da vida mais abrangente e verdadeira.
"Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6: 33.
Quem tem o olhar voltado para a verdadeira riqueza da vida, não se detém com as coisas passageiras deste mundo, mesmo que elas sejam importantes para o agora. Essas coisas serão colocadas no lugar que elas foram criadas para ser: bençãos para o caminho traçado para cada ser humano e não um fim em si mesmas.
Quando temos a ciência do que a riqueza espiritual do Reino do Criador realmente é, agimos com a fé do homem que encontra um grande tesouro num terreno, então ele vai, vende tudo o que tem e compra aquele terreno. Ele decide não juntar as suas riquezas, para conseguir uma riqueza maior. Não é o que ganhamos ou perdemos aqui que nos faz ser prosperos, é o que construímos aqui para o Reino.
O Reino Dos Céus, não pode ser comprado, claro. Ele é alcançado pela fé enquanto deixammos de depoisitar nossa confiança nas coisas que o tempo, a traça e os ladrões destróem e corrroem. O Reino Dos Céus começa aqui na terra. Ele é plantado dentro de nós pelo próprio Salvador, moldando o nosso caratér para isso, nos fazendo sentir o desejo por riquezas espirituais, as quais não podem destruir a nós e nem a nosso próximo.