"Santifica‑os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)
Ao fazer uma leitura da Bíblia, ou de partes dela, sempre me confronto com o pensamento de estar diante de um dos poucos livros que é aceitável questionar sem sofrer uma espécie de cancelamento, ou o que quer que seja, nesses tempos nos meios em que transito. É quase um pré requisito para ser aceito em determinados grupos um comportamento aversivo à ela.
A Bíblia não tem a função de explicar em pormenores o Universo ou toda a existência, ela serve bem ao propósito de guiar a humanidade cega e perdida para longe de suas certezas e verdades e para mais perto da Verdade. A verdade é uma palavra perigosa hoje em dia. Dize-la perto de alguém pode acabar com a paz que a modernidade deu aos seres humanos de que a visão que as pessoas tem da realidade e como ela é interpretada seja a verdade.
Porém, mesmo que ignoremos a verdade, ela não se adapta à nossa ignorância ou deixa de existir. Podemos moldar a nossa realidade, nossas vidas e a vida de outros com base no que chamamos de verdade. Mas isso não evitará estarmos vivendo uma mentira.
A realidade para a qual a bíblia nos aponta acaba com qualquer devaneio utópico de mudança do outro ou do derredor para que o mundo vire um paraíso. Isso só ocorre quando a mudança é feita em quem é despertado. E uma das maiores covardias da humanidade é negar a Verdade com base nos que alegam segui-la, mas a distorcem. "Eu até seria adepto de respirar para viver, se não fossem os que respiram e fazem maldade", já pensou nisso?!
Ao revelar o principio e fim, a história humana sem floreios, as bases frouxas de nossas utopias e a verdade, a Bíblia acaba não se tornando um livro que desperta muitos fãs em certos círculos de influência. Mas ainda faz uma enorme diferença naqueles que buscam estar despertos sem a covardia de procurar desculpas ou se ancorarem em si mesmos para iniciarem a busca pelo conhecimento aberto à humanidade.
Um caminho foi aberto que só é revelado a quem decide trilhar por ele. A experiência de outro nunca trará o entendimento que obtemos quando nossos pés pisam essa estrada. Ela foi pavimentada por coisas sólidas e eternas. Ela nos leva para a verdade, pela própria Verdade que já o trilhou primeiro. Hoje a verdade é o grande temor da humanidade e a sua única salvação.
"Em favor deles, eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade." (João 17:19)